Jovens participantes da Escola de Comunicação tiveram encontro final em Parati, RJ; fim de semana encerrou a formação da turma de 2013, a primeira formada na metodologia do #EDN

Foram 67 inscritos de 33 escolas públicas e particulares; 6 meses de formação; 20 selecionados de 15 a 22 anos representando 17 escolas; mais de 360 horas de conteúdo; 10 profissionais envolvidos; 10 saídas culturais; visitas à emissoras de televisão e rádio; aula especial com Caco Barcellos e Mara Mourão; visitas a faculdades de comunicação; dezenas de matérias, fotos, vídeos produzidos pelos jovens participantes; um jornal com 10 mil exemplares criado e distribuído; um livro para resgatar a toda essa história em preto e branco; mais de 400GB de fotos e vídeos sobre tudo que foi feito; encontros com comunicadores respeitados e admirados no mercado; mais de 200 convidados em encontros com a comunidade para apresentação das produções nas Sessões Comunitárias; E o fim em frente a um lago que parecia ter saído de uma das pinturas de Monet.

Entre os dias 13 e 15, os participantes da Oficina de Vídeo, Fotografia, Jornalismo e Rádio trocaram suas casas por uma na beira de um lago inspirador na turística Parati, no estado do Rio de Janeiro. Ao invpes de uma casa para cada, uma casa para todos. A viagem marcou o encontro final da turma da Escola de Comunicação Comunitária 2013 e foi um pedido dos próprios participantes para celebrar a jornada.

Além de muitas andanças pela cidade para conhecer um pouco mais sobre sua história centenária, os participantes também se dedicaram a atividades oferecidas pelo Escola de Notícias. Especificamente no sábado, 14, o grupo passou todo o dia revisitando tudo que viveram e aprenderam ao longo do segundo semestre. Entre uma pulada e outra na piscina, ou escapada para a praia, educadores e jovens participantes também promoveram um Amigo Secreto. Tudo na casa, de arrumação à alimentação foi preparada pelos próprios jovens, que foram divididos em equipes de trabalho (e risadas).

Com apoio do Programa VAI, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e parceria com o Espaço Cultural CITA, o Escola de Notícias ofereceu formação para jovens de 17 escolas públicas e particulares da região do Campo Limpo de junho a dezembro de 2013. Todos os recursos gastos nessa viagem de fechamento saíram do caixa do próprio Escola de Notícias, a partir da venda de serviços e produtos e reinvestimento integral dos recursos financeiros na Escola de Comunicação Comunitária.