Integrando a jornada de oportunidades da Escola Comunitária de Comunicação, o Ciclo 2 é aquele momento de buscar oportunidades para vivenciar temas que interessam aos participantes.

Nunca é demais lembrar: a ECOMCOM é o nosso programa de formação de jovens e de suas comunidades imediatas em produção comunicativa, autoconhecimento e mapeamento afetivo das comunidades em que estamos inseridos, conectando as linguagens técnicas da comunicação aos talentos, recursos e histórias do território do Campo Limpo. A partir de uma metodologia própria, a Escola de Notícias oferece experimentação, vivência e gera oportunidades de trabalho e renda para os jovens em uma jornada de oportunidades com três anos de duração.

No segundo ano, batizado de eixo vivência, é feito um trabalho de mapeamento das áreas e temas de interesse de cada uma das pessoas participantes, cruzando essas informações com as oportunidades geradas por nossa rede de parceiros e apoiadores. A partir daí, o que se tem é um potente espaço para que essa galera a partir dos 16 anos possa vivenciar de dentro para fora as coisas que os interessam saber.

SOBRE FOTOGRAFIA, MODA E NOVOS OLHARES

Pablo Pereira, 18, integrou a Oficina de Fotografia na ECOMCOM2014. Apaixonado pela linguagem, ele vem se dedicando a ampliar seus conhecimentos na área experimentando workshops pela cidade. Em fevereiro, fruto de uma parceria com a Escola São Paulo, Pablo participou do Curso de Fotografia de Moda.

Ele contou que nunca tinha experimentado nada nesta área, e aproveitou para prestar atenção a todos os detalhes: “Foi uma vivência muito bacana, diferente do gênero de fotos que eu costumo tirar. Muito importante conhecer a fotografia na moda. O que mais me agregou foi a direção de modelo, como fotografar em estúdio”, explica.

SOBRE INFLUENCIAR PARA GARANTIR DIREITOS

Caique Oliveira, 21, participou da primeira temporada 2013, quando viveu Cinema e Fotografia. Depois, seguiu caminho para Administração de Empresas no Mackenzie, uma das principais universidades de São Paulo. Atualmente faz parte do Conselho Consultivo da Escola de Notícias. Bolsista pela própria universidade, Caíque se interessa especialmente por empreendedorismo, processos políticos e de gestão. Aqui, nosso papel é buscar oportunidades para que Caíque possa se potencializar em suas áreas e temas de interesse, seja de maneira gratuita ou de baixo custo.

E foi aí que a nossa história e a do Caíque encontraram a do Aldeia, espaço de criação e trabalho colaborativo na Rua Lisboa, próximo à Praça Benedito Calixto.  Queridos e parceiros de toda hora, o Aldeia recebeu nos dias 8 e 10 de março um curso de Advocacy, promovido pela turma da Virada da Política. Caíque esteve por la´, entendendo mais sobre o tema e suas formas de se manifestar no dia a dia. A possibilidade foi aberta pela equipe do Aldeia, nos oferecendo uma bolsa de participação.

E SOBRE AGRADECER. SEMPRE.

Queremos agradecer imenso toda a equipe da Escola São Paulo, do Aldeia e do Abraço Cultural por acreditar em nosso propósito e trabalho. A Escola de Notícias existe nessa crença de que, juntas, somos mais. Felizes por termos parceiros acreditadores assim. Contem sempre com a gente.