Encontro de encerramento do penúltimo módulo da Escola de Comunicação Comunitária tem participações especiais, jornal ao vivo e lançamento de webserie.

Fim de tarde de um sábado, emenda de feriado, com ameaça de chuva e 60 pessoas se acomodando em nossa casa na Praça do Campo Limpo para ouvir as histórias inspiradoras de Márcio SNO e Matheus Oliveira. O primeiro, apaixonado e profundo estudioso do universo dos fanzines, documentarista, educomunicador e querido; o segundo, empreendedor de todas as áreas e todas as horas, cozinheiro e jornalista de mão de cheia, e outro querido. Ambos, convidados especiais para o encerramento do Módulo III da Escola de Comunicação Comunitária do Escola de Notícias, iniciativa com apoio do Programa VAI e em parceria com o Espaço Cultural CITA, da Trupe Artemanha.

2

O evento marca o fim do ciclo de estudos sobre educação e formas de aprender e ensinar , tema desse penúltimo módulo da Jornada de Aprendizagem em 2013 das oficinas de Fotografia & Vídeo e Jornalismo & Rádio. Ao longo dos últimos encontros, além de debater sobre como contruir a escola dos nossos sonhos, as duas turmas puderam construir e vivenciar outros espaços e momentos em que aprender fosse prazeroso, democrático e significativo para todos.

3

No sábado, 16, os facilitadores das oficinas Camila Andrade Vaz, Tony Marlon, Ana Vastag, Unilson Mangini Junior, além de Karol Coelho, Franciele Meirelles e Elza Albuquerque, da equipe da Escola de Comunicação, foram apenas espectadores. Todo o encontro foi concebido, desenhado e produzido pelos jovens das duas turmas. E que encontro.

Além da Roda de Conversa inspiradora com os convidados, Márcio e Matheus, a galera mandou uma decoração absolutamente convidativa para boas conversas; um lanche bem do gostoso, com dicas e toques de Matheus, além de apresentarem suas produções do módulo: um telejornal e uma websérie.
A galera do Rádio e Jornalismo, facilitada pelo Unilson Mangini Junior, inovou e desafiou o nervosismo ao misturar um estúdio de telejornal ao vivo com matérias editadas ao longo dos encontros técnicos sendo projetadas na parede. A mistura rendeu belas gargalhadas com o Jornal Noticieiros, e suas matérias absurdas como um bazar beneficente com o que sobrou da fortuna do Eike Batista.

Já a Oficina de Fotografia e Vídeo, facilitada por Ana Vastag e Camila Andrade, promoveu o lançamento da webserie “A Lá Pampe”, de criação coletiva e dirigida por Barbara Braga, 16. A produção, que foi gravada em dois sábados no próprio Espaço Cultural CITA, narra os desafios da juventude no universo escolar. Em breve, o Escola de Notícias irá disponibilizar o filme completo aqui em nossa página.

Nós, Escola de Notícias, queremos agradecer a todos que estiveram presentes com a gente nesse encontro mais que inspirador e renovador de esperança. A noite foi linda, como a educação que queremos construir juntos, também será.

4