Com primeira oficina marcada para sábado, 15, Escola de Comunicação Comunitária vive últimos preparativos; semana tem visita especial da cineasta Mara Mourão no CITA.

O que antes era apenas um sonho, agora, já tem data, um lugar, temas a serem trabalhados e, até, uma galera interessada em participar. No próximo sábado, 15, o Escola de Notícias começa a materializar a Escola de Comunicação Comunitária, iniciativa que tem o apoio do Programa VAI, da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo e está sendo realizada em parceria com Espaço Cultural CITA, da Trupe Artemanha de Investigação Teatral.

Com encontros duas vezes na semana, o projeto que tem o nome de Escola de Notícias: Cultura e Educomunicação em Comunidade, irá trabalhar a linguagem audiovisual com 20 jovens entre 15 e 22 anos de idade, moradores da região de Campo Limpo, zona sul de São Paulo, e estudantes do ensino médio das escolas publicas e particulares da região. Tendo como base o audiovisual, a Escola de Comunicação é na verdade um espaço de estudo e investigação apreciativa dos níveis de comunidade em que os jovens estão inseridos, pensando como a comunicação pode impulsionar mudanças reais nessas comunidades.

2

E foi uma surpresa. Trabalhando com divulgação on line e ações de mobilização nas escolas da região feita por outros jovens estudantes, as oficinas receberam inscrições vindas de 33 escolas, totalizando 65 jovens interessados em participar. Na semana que passou aconteceu o processo seletivo no Espaço Cultural CITA, de onde sairão os 20 selecionados. Além de muita conversa, essa galera colocou a mão na massa e já começou a produzir comunicação com os conhecimentos que eles já trazem de casa.

PREPARAÇÃO
No domingo, 9, a equipe envolvida na realização da Escola de Comunicação Comunitária se reuniu no Campo Limpo para um encontro formativo e de planejamento do primeiro dia de atividades. O encontro começou com uma reflexão sobre o processo de aprendizagem oferecida pela pedagoga, querida e voluntária, Kamila Modesto, que convidou o grupo a vivenciar algumas práticas educativas. Dentro da Escola de Comunicação, Kamila também é responsável pela sistematização pedagógica do trabalho que será feito. Participaram também do encontro Tony Marlon e Karol Coelho, do Escola de Notícias; Elza Albuquerque, responsável pela publicação que irá contar a história da Escola de Comunicação; Camila Andrade e Unilson Mangini Jr, oficineiros técnicos e Ana Rodrigues, editora de conteúdo do Jornal Viver Campo Limpo.

ENCONTRO DE INSPIRAÇÃO
Com o objetivo de ajudar os jovens participantes a conhecerem mais sobre as áreas que estudarão nos próximos meses, e também criar um espaço de boas conversas sobre a área, o Escola de Notícias convidou a cineasta Mara Mourão para um bate-papo com jovens das duas oficinas nessa quinta-feira, 13, antes do primeiro encontro de formação técnica. Além de contar sobre a sua carreira, Mara também vai mostrar alguns trabalhos e tirar dúvidas sobre questões técnicas de produção de cinema.

mara_mourao

Para ver todas as imagens desses encontros que contamos acima, vá até a página do Escola de Notícias no Facebook.
Ou clique aqui, que vai direto pro álbum.