Parceria entre a Escola de Notícias, Instituto Arapyaú e a campanha Doe mais, doe melhor resulta em videodicas sobre Captação de Recursos

Você sabe o que é um Elevator Pitch? Sua organização social explora notas fiscais como método de captação? E o que é Face to Face? Estas são algumas perguntas respondidas no projeto Videodicas de Captação: os segredos dos captadores de recursos. Profissionais de diversas organizações sociais respondem a estas e mais outras questões em vídeos curtos que podem ser conferidos no site aqui.

O experimento de videodicas de captação foi concebido por diversas instituições do setor social a fim de oferecer aos captadores de recursos dicas práticas que possam ser aplicadas em seu dia a dia e ajudem a promover a mobilização de recursos no terceiro setor. Com o apoio da ABCR (Associação Brasileira de Captação de Recursos), Instituto Arapyaú e Sitawi Finanças do Bem, o projeto foi realizado pelo Doe mais, doe melhor e pela Escola de Notícias e está com todo seu conteúdo disponível no website e nas mídias sociais para uso-livre e não-comercial.

A Escola de Notícias foi convidada pelo Instituto Arapyaú para realizar a produção técnica e artística dos vídeos e enxergou a oportunidade de geração de renda para os jovens participantes do Ciclo 3 do Programa de Formação Continuada da Escola de Notícias. Leo Pereira, Barbara Braga, Karol Oliveira, Lucas Rodrigues e Matheus Cardoso fizeram parte da primeira temporada da Escola de Comunicação Comunitária e foram convidados a fazer parte deste trabalho que foi realizado durante o Festival da ABCR, nos dias 5, 6 e 7 de maio.

885642_996044247074602_7018033960697248611_o

Lucas, Matheus, Karol, Leo, Camila e Barbara foram a equipe responsável pela produção dos vídeos

Camila Andrade Vaz, coordenadora técnica da Escola de Notícias, explica que o processo todo foi uma oportunidade de atingir um dos objetivos com os jovens do Ciclo 3, que é criar oportunidades de geração de trabalho e renda usando a comunicação. “Estamos contentes com o ressultado. Os vídeos ficaram com uma qualidade muito boa, tanto de conteúdo, quanto artísticamente. Acredito que é um passo para trazer o tema de captação de recursos para lugares onde não se alcança também, além de envolver os meninos e meninas em um trabalho”, explica.

Desde à produção até a edição, ao todo, o grupo realizou 28 entrevistas que resultaram em 30 videodicas. “Foi um processo muito bom. A captação de recursos e a cultura de doação ainda é um tema pouco falado no Brasil, infelizmente, e a gente acredita que estes vídeos podem ajudar organizações pequenas, que estão começando, ou até mais experientes a criar estratégias para captar recursos”, afirma Camila.

A Escola de Notícias agradece muito à todas as organizações envolvidas pela confiança para a realização deste trabalho, além do envolvimento e comprometimento da equipe técnica formada pelos jovens ex-participantes da ECOMCOM.