Parceiro técnico da Ação Comunitária, Escola de Notícias promove encontros para discutir produção audiovisual com crianças e adolescentes da Associação Santa Amélia.

Desde o começo de junho, o Escola de Notícias reúne uma turma muito especial do Centro para Crianças e Adolescentes – CCA, da Associação Santa Amélia, na Pedreira, extremo sul de São Paulo, em rodas de conversa em que o tema é um só: como é esse negócio de fazer filme mesmo?

O convite veio da Ação Comunitária, ONG que atua apoiando financeiro e pedagógicamente organizações populares que trabalham com formação de crianças, adolescentes e jovens em diversos pontos da cidade de São Paulo. O desafio: até dezembro desse ano criar um ambiente técnico favorável à criação de um filme totalmente pensado, roteirizado, produzido e editado pelas crianças e adolescentes da ONG.

Reeditando uma parceria que em 2011 resultou em um documentário de quase uma hora, além de um livro contando a jornada com as crianças, Escola de Notícias e Ação Comunitária se encontram de novo em 2013 com o mesmo objetivo, o de criar um filme que é a cara das crianças.  Ou melhor, o de provocar a criação de um filme, já que todos os aspectos da produção que vem por aí é por conta, e ideia, dos alunos do CCA.

Na próxima semana essa turma de jovens cineastas começa a produzir uma fotonovela especial que vai recontar a história da Associação Santa Amélia e de seu importante trabalho na região. Além de colocar os conhecimentos que tiveram até aqui em prática, o grupo também irá trabalhar pela primeira vez com todos os equipamentos que um promissor cineasta pode ter à sua disposição.

Saiba mais sobre a Ação Comunitária clicando aqui.

_MG_3650