Como a Comunicação impulsiona mobilização e engajamento de jovens com temas importantes no universo escolar? Fomos até Serafina Correa falar sobre isso.

Petterson André e Tony Marlon voaram até o interior do Rio Grande do Sul para representar a Escola de Notícias em uma iniciativa inspiradora do Instituto BRF em parceria com a Escola Estadual

Batizado de Adolescente em Cena, o projeto traz para dentro dos muros da escola temas como Trabalho, Sexualidade e Bullying de uma forma lúdica e totalmente interativa por meio das mais variadas atividades educativas. Entre os objetivos, promover uma maior interação entre temas tão complexos e comuns nesse período de vida dessa turma, mas de uma forma verdadeiramente transformadora para dentro. E é aí que a Escola de Notícias entrou.

EDUCOM COMO ESTRATÉGIA
Nos dias 26 e 27 de agosto, Petterson e Tony promoveram a formação de 30 pessoas, entre crianças, adolescentes e professores, em linguagens como fotografia, fanzine e podcasts. Durante todo o dia, rodadas de oficinas buscaram dar referencias, repertório e conhecimentos técnicos suficientes para que esses meninos e meninas pudessem transformar em peças de comunicação tudo que estudaram nos últimos meses nos três temas.  Além disso, essa turma teve outro grande desafio: como pensar uma efetiva distribuição desses conteúdos em suas redes locais, especialmente seus amigos e parentes dentro de Serafina Correa.

IMPACTO
Trabalhando com uma lógica de engajar por campanhas, a Escola de Notícias facilitou as vivências olhando para uma série de cartazes que seriam espalhados pelas cidades abordando o tema trabalho e primeiro emprego. No total, as crianças e adolescentes produziram três cartazes, que integram uma campanha em favor de oportunidades para a primeira experiência profissional, com previsão de impacto de 12 mil pessoas pela cidade. Já na linguagem podcasts, trabalhando a linguagem rádio, eles produziram spots e jingles que, juntas, impactaram mais de 700 pessoas com a temática bullying. Para sistematizar tudo, produziram três fanzines com os mais variados temas, que serão entregues aos alunos das escolas.