Universidade da Correria traz metodologia para SP; Empreendedores populares se encontraram no Espaço CITA.

Matéria atualizada em: 12/04/2015

O Espaço Cultural CITA recebeu no domingo,12, uma galera que quer empreender e tirar suas ideias do papel com o impulso da Universidade da Correria (Unicorre-UC), iniciativa da zona norte do Rio de Janeiro. Com apoio da Escola de Notícias e em parceria com a BrazilFoundation, a Unicorre abriu uma turma para impulsionar empreendedores populares de São Paulo até o fim de maio. Doze pessoas e suas ideias foram selecionadas para serem trabalhadas e incubadas nessa edição.

As aulas acontecem com o empreendedor Anderson França, o Dinho, e Su Masiero, do CDhA, Centro de Inovação Popular, e contará com a mentoria de diversos nomes e apoiadores da Unicorre. Entre eles, Bob Wollheim, Head of Digital do Grupo ABC de Comunicação, Patrícia Lobaccaro, CEO da BrazilFoundation e André Nery, do time de novos negócios do Google.

Além de negócios de todos os cantos da cidade, um detalhe deixa a nós, da Escola de Notícias, especialmente feliz. Além de nossa equipe executiva participar como aluna, dois ex-participantes da Escola de Comunicação Comunitária, nosso projeto focado em Comunicação e Juventude, decidiram trazer suas ideias para serem prototipadas e melhoradas. Léo Pereira, 18, quer empreender usando o seu talento para ilustrações e desenho. Já Lucas Rodrigues, também 18, trouxe para a Unicorre um empreendimento que nasceu dentro da Escola de Notícias em 2014, o projeto Lado B.

Para ver as fotos dos encontros, confira o álbum da Universidade da Correria no Facebook.

Conexão Rio-SP

Como surgiu essa conexão do curso do Rio de Janeiro para São Paulo? Tony Marlon, responsável por Projetos e Parcerias da Escola de Notícias, explica.

“Em março, fiz uma viagem ao Rio de Janeiro, junto com a Mariana Belmont e Carol Gutierrez para conhecer iniciativas inspiradoras nas áreas de comunicação e empreendedorismo e juventude. Nela, tive muitas conversas com várias pessoas e uma delas foi o Dinho e a Su, da Universidade da Correria. Entre tantos papos, falamos que a Escola de Notícias poderia impulsionar essa história por aqui e também que a metodologia deles poderia fortalecer nosso trabalho. E a ideia nasceu assim. A Unicorre é um processo de modelagem de negócios já focado na monetização dos produtos e serviços. É importante termos opção de curto prazo, experiências rápidas de pensar como ganhar grana com nossas ideias”, disse.

A Escola de Notícias é parceira do curso e está oferecendo o espaço, os recursos materiais necessários, além de ajudar na comunicação do projeto, mobilizando os interessados e co-produzindo os encontros. “Tudo está sendo feito em conjunto com Mariana Belmont e Carol Gutierrez, com a Unicorre puxando processo”, contou Tony.

O que um aluno da Universidade da Correria Ganha

Um aluno da UC, além de entrar para uma rede de empreendedores e apoiadores, recebe:

1.Aulas com foco em criação de modelos de negócio, prototipagem de produtos, comunicação, logística, gestão financeira e administrativa;
2.Modelo de Negócio discutido caso a caso, com cronograma de ações para o negócio;
3.Preparação para pitch na banca final, com possibilidade de investimento para os negócios;
4.Incubação remota e na Casinha Dharma, por 6 meses;
5.Aceleração com prospecção de investidores e verba semente;
6.Consultoria permanente e abertura de CNPJ.