Com parcerias estratégicas , Escola de Notícias vira ponte para discutir sobre temas relevantes; jovens que passam pela Escola Comunitária de Comunicação produzem artigos e reportagens.

No sábado, 14, foi ao ar no portal AsBoasNovas uma matéria escrita por Maykon César, 20, participante da Escola Comunitária de Comunicação – EComCom 2013. No texto, Maykon, na foto que ilustra essa matéria, contou sobre o nascimento e os usos que estão sendo dados ao Espaço Cultural CITA – Cantinho de Integração de Todas as Artes, antigo prédio público ocupado artisticamente por coletivos do Campo Limpo, zona sul de São Paulo.

Leia a matéria completa.

Leonardo Nunes, 18, da EComCom 2014, também escreveu  para o site, duas semanas antes. Léo, que fez Oficina de Jornalismo e Escrita Criativa, quer seguir a carreira jornalística. Ele e Maykon irão se revezar, quinzenalmente, na produção de matérias. A Escola de Notícias e As Boas Novas se juntaram para buscar o copo metade cheio que existe em todo e qualquer canto das grandes cidades. Tony Marlon e Ana Luiza Vastag, da equipe institucional, atuarão como apoio na redação dos textos.

CADA UM COM O SEU MELHOR
A Escola de Notícias tem foco na formação do contador das histórias, não em geração e distribuição de conteúdos locais de forma direta.  Por isso, desde 2013 já ofereceu a 85 jovens de 16 a 24 anos, a partir de uma metodologia própria, mais de 520 horas formativas anualmente em autoconhecimento, autoempreendedorismo e produção comunicativa, representando 22 escolas particulares e públicas. Para impulsionar a experimentação nas áreas em que essa turma é formada foram estabelecidas parcerias estratégicas com portais de comunicação que acolhem os conteúdos produzidos, impulsionando visibilidade não apenas aos criadores, mas criando espaços para

DIREITO A OPINIÃO
Se com As Boas Novas o foco é a experimentação jornalística com pautas afirmativas sobre as periferias, a parceria com o Brasil Post abre caminho para um espaço de opinião de moradores e juventudes do Campo Limpo.  Desde abril, quinzenalmente, tanto ex-participantes da EComCom quanto equipe da Escola de Notícias e moradores convidados escrevem artigos buscando trazer para o centro da discussão temas que seja relevantes e pertinentes na realidade local. Mobilidade, direito à cidade, educação e tecnologia na aprendizagem foram alguns dos temas levantados nos textos, que podem ser conferidos clicando aqui.

VOZ, VEZ E GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA
À convite da Secretaria de Direitos Humanos da Cidade de São Paulo, a Escola de Notícias é parceira institucional do Portal da Juventude SP, operacionalizada pela Cidade do Conhecimento, da USP. Dentro do site nosso trabalho é produzir matérias e reportagens especiais sobre e com a juventude, especialmente nas periferias. Como um dos nossos objetivos é justamente ativar economicamente os participantes da Escola Comunitária de Comunicação impulsionando seus talentos e habilidades, a Escola de Notícias remunera mensalmente uma equipe de cinco pessoas para se dedicar a esse projeto.

Leia a matéria de estreia no Portal da Juventude.

Além do suporte financeiro, o grupo que se dedica ao Portal da Juventude tem apoio de um profissional que facilita o processo de construção das pautas e a edição dos textos. Isso fortalece o espaço não apenas como impulsionador de temas relevantes nos territórios populares, mas transforma o próprio ato de escrever semanalmente para um grande veículo como um exercício contínuo de formação.