[Con]Versas debateu o Brasil e a política que a juventude deseja, e a construção de uma cidade para pessoas

*Por Juan Perazzo

A edição de junho do encontro [Con]Versas rolou no último dia 20, sábado. Com a temática “Sobrenome Política – Quando nossos ideais encontram caminhos” o papo foi sobre a participação política da juventude periférica, quem faz política e os desejos da juventude para a cidade. A discussão contou com a participação do professor Emir Sader, cientista político e sociólogo da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e do Departamento de História da UERJ e do Cláudio da Silva, o Claudinho, atual Coordenador de Políticas para Juventude da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo.

Após passar a manhã reunido com jovens e lideranças comunitárias de toda a periferia da zona Sul de São Paulo, Emir Sader participou do bate-papo com a Escola de Notícias antes de ir para um debate na Câmara dos Vereadores, onde debateu com diversas lideranças do movimentos sociais.

O encontro aconteceu no Espaço Cultural CITA (Cantinho de Integração de Todas as Artes) a partir das 13h e começou com uma breve apresentação de todos os participantes da roda.
Com duração de uma hora, o [Con]Versas de junho girou em torno do Brasil que os jovens querem, tocando em temas como o genocídio da juventude periférica, a influência dos meios de comunicação, a ocupação dos lugares públicos, racismo, educação e a redução da maioridade penal.

Claudinho comentou sobre o trabalho da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da cidade e o engajamento dos jovens da periferia na política. Citando exemplos como os jovens comunidade do Fundão do M´Boi Mirim, que pediram um encontro com o prefeito para pautar questões relacionadas aos problemas da região e ter demandas da comunidade atendidas.

O professor Emir Sader também deu seu panorama social sobre a atual situação da juventude brasileira. Segundo ele, as demandas de consumo não devem sobrepor uma política voltada à educação e cultura. Além disso, ele abordou o papel e o impacto dos meios de comunicação na vivência e ocupação da cidade e dos espaços públicos.

O [Con]Versas, iniciativa da Escola de Notícias, tem a proposta de promover mensalmente uma roda de bate-papo com convidados provocadores sobre temas que interessam a todos. Nos encontros anteriores, estiveram o cantor Chico César, José Bueno, do Rios e Ruas, Claudinho, da Coordenação da Juventude e Thiago Vinícius, da Agência Popular de Cultura Solano Trindade.

Foto: Juan Perazzo