Turma da Associação Santa Amélia inicia gravações de um programa que busca de histórias inspiradoras na área cultural; programa estreia em dezembro.

O convite e a ideia vieram da Ação Comunitária, ONG de mais de 46 anos que atua em parceria com organizações sociais de base comunitária com apoio técnico e operacional.

Na reedição de uma parceria de 2011, quando também promoveu uma Oficina de Vídeo com adolescentes, o encontro com o Escola de Notícias e o convite para uma parceria técnica na formação de uma turma de adolescentes em produção de vídeos. Todos moram na região da Pedreira, Zona Sul de São Paulo. O projeto, batizado de Som, Ritmo e Ação vai até o fim de 2013.

20131111_102333

Desde o começo de novembro, essa turminha mais que especial está percorrendo organizações sociais parceiras da Ação Comunitária em busca de boas histórias para compor um programa de TV que eles estão produzindo. Tudo, do roteiro à captação de áudio, está sendo cuidado e gestionado pela própria turma. A diretora, Quésia, conduz o grupo durante as gravações de acordo com o que foi decidido coletivamente durante as reunioes de pauta e produção.
Inicialmente, a turma optou por fazer uma animação.

Em seguida, depois de outra reunião de equipe, veio a ideia de produzir um programa de TV, que reunisse reportagens produzidas pelos três reporteres da turma: Ronald, Gabriel e Gabriela Francisco, todos na faixa dos 11 anos.

O programa tem pré-estreia agendada para dia 4 de dezembro na sede da Associação Santa Amélia. A festa de lançamento será produzida também pelas crianças e adolescentes que estão produzindo o filme.