Jovens da ECOMCOM2016, participantes do grupo de Jornalismo e Escrita Criativa participam de oficina de Fotojornalismo.

Por Eric Silva

No dia (17/09), no CITA (Cantinho de Integração de Todas as Artes) aconteceu com a turma de Jornalismo & Escrita criativa uma formação sobre Fotojornalismo com o jornalista e fotógrafa Leu Brito.

Foco principal do dia era a galera ter o entendimento que fotografar é uma arte, a arte de congelar o tempo na hora, lugar e calibragem certa.

O dia foi divido em 2 partes, na primeira foram explicadas as técnicas para se tirar uma boa foto com uma câmera e também com o celular, ter em mente as diferenças e semelhanças de se produzir fotos com essas duas ferramentas.

Já na segunda parte a galera pegou as dicas e conhecimentos adquiridos da primeira parte, colocou a mão na massa, tirando fotos livremente do local da oficina, o CITA.

Léu fala da importância como do olhar que é a base de tudo ”A primeira e mais fundamental dica é o aguçar do poder do olhar, observar. Olhe muito antes de clicar, o ato de parar, observar, respirar fundo e aí sim, começar a relacionar tudo que já sabem e o que aprenderam sobre fotografia até esse ponto, para a próxima foto”.

Talita Ventura, participante da ECOMCOM2016 conta pra nós como é importante no fotojornalismo ser rápido e direto: “No fotojornalismo você está no papel de retratar o momento, a notícia para compor sua matéria e que necessita ser rápida e simples porque tudo é muito rápido”.

Com um olhar aguçado, entender os conhecimentos de profundidade, enquadramento, cores, ângulos de ataque, objeto principal de foto, os números do obturador, diafragma e ISO se torna muito mais fácil.

Allyson Lorenzo e Amanda Letícia participantes também da ECOMCOM2016 partilham conosco como foi essa experiência para elxs – Allyson: “Foi muito incrível, porque depois que aprendi todas as técnicas tive a oportunidade de por elas em prática. Foi inesquecível, aprendi muito com essa oficina”.

Amanda: “Aprendi que o fotojornalismo, no geral, é um gancho pra notícia, ou reportagem que eu estiver escrevendo, a foto, muitas vezes, também conta uma história sobre o tema. A oficina foi ótima, adorei, foi interessante aplicar esses aprendizados e poder experimentar as dicas do Léu”.

Por fim, Léu fala da sua sensação do dia, da oficina e das trocas estabelecidas: Oh vou dizer pra vocês que foi danado de bão realizar essa oficina. Por que é sempre uma honra ver reconhecimento nisso. Transmissão e despertar de conhecimentos. Algo que aprendi dentro da Escola de Notícias”.

Veja as fotos incríveis que a galera tirou: