Pela primeira vez na história da Escola de Notícias, dois jovens indicados pela organização passam no processo seletivo do Instituto Criar

Em 2015, a Escola de Notícias (EDN) se inscreveu para ser um dos Aliados Sociais (escolas, ONGs e coletivos parceiros) do Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias. Isso significa que, pela primeira vez na história da gente, tivemos a oportunidade de indicar jovens para participar do processo seletivo da organização.

Para quem não conhece o trabalho, o Criar busca o desenvolvimento de profissional, sociocultural e pessoal de jovens por meio do audiovisual. Uma vez por ano, 150 jovens, com idade entre 17 a 20 anos têm formação técnica e sociocultural. Lucas Rodrigues e Leo Pereira, ambos com 18 anos, ex-participantes da Escola de Comunicação (ECOM) da EDN, quiseram fazer parte disso tudo. Nós os indicamos, eles passaram no processo seletivo e agora estão na turma 12 do Instituto Criar. As aulas começaram em agosto.

Entre as 10 oficinas técnicas disponíveis, Leo escolheu a turma de Animação e Lucas escolheu a turma de Câmera. “A minha turma trabalha basicamente stop motion, animação em softwares e uma série de exercícios que dão vida ao desenho. Está sendo uma experiência bem legal. Apesar de desenhar há muito tempo, o Criar está trazendo técnicas novas para mim. O desenho sempre teve uma sensação estática e agora tem uma sensação de mobilidade: ele se move e traz vida”, disse.

Lucas destacou a importância dos trabalhos em grupo. “O Criar dá muita liberdade para os educandos trabalharem o lado criativo. As oficinas conversam constantemente entre si. Tem gente de todos os cantos que vão construindo por meio de trabalhos e em processos em coletivo.”

Você pode ficar por dentro do que acontece nos cursos desse ano por meio da página deles no Facebook.