A convite da BrazilFoundation, Escola de Notícias esteve em Nova Iorque para uma série de atividades e encontros.

Por Tony Marlon

Entre os dias 10 e 15 de outubro, fui representar a Escola de Notícias durante viagem para a cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, para uma série de atividades oferecidas pela BrazilFoundation, apoiadora em parceria com a Fundação Affonso Brandão Hennel da Escola Comunitária de Comunicação – ECOMCOM2016.

César Gouveia, criador do Vozes da Vila Prudente, jornal impresso distribuído gratuitamente para moradores da favela de nome igual, foi outro participante da viagem. Na programação, encontros com ativistas locais, visitas em projetos sociais que dialogam com as linguagens das organizações e duas rodas de conversa com brasileiros e norte americanos que apoiam as atividades da BrazilFoundation.

OS BONS PAPOS

Elas e eles têm de 15 a 17 anos de idade. São brasileiros ou filhos de brasileiros, e já se comprometem de maneira prática com a construção do mundo em todos sonham viver, trabalhar e se divertir. Desde esta cidade, apoiam a BraziFoundation mobilizando rede e recursos para contribuir com os projetos no Brasil.

Na quarta-feira, 12, Cesar e Tony estiveram em Greenwich, distante uma hora de Nova Iorque. Em roda, eles contaram a um grupo muito especial sobre o que as organizações das quais fazem parte realiza no Brasil. Foi um bom momento para explicar com mais calma tanto como a Escola de Notícias quanto o Vozes da Vila Prudente entendem de transformação social por meio da comunicação.

Na quinta foi a vez de uma boa conversa com os adultos. Novamente, César e Tony apresentaram materiais institucionais para contar mais sobre as ações de transformação que as duas organizações realizam na cidade de São Paulo. O grupo, formado por cerca de 25 pessoas, está conectado à BrazilFoundation de diversas maneiras.

CONSTRUINDO PONTES

E se as rodas de conversa ajudaram a contar quem somos por aqui, as visitas já fortaleceram os futuros. Cesar e Tony tiveram um roteiro inspirador preparado pela equipe da BF, que conectou os dois a organizações com trabalhos de impacto dentro e fora dos Estados Unidos.

Este foi o caso da Witness [https://portugues.witness.org/], no Brooklyn, que usa o vídeo para  a luta pelos direitos humanos. No campo da comunicação escrita, a dupla conheceu os trabalhos do Amsterdam News , primeiro jornal focado na população afro-americana e TheGrio, que atua no mesmo campo social. A emissora NBC e a empresa Bloomberg também estiveram no roteiro.

AGRADECIMENTOS

Queremos agradecer imensamente a todas e todos que estiveram envolvidos na organização e cuidado com esta viagem: Patricia Cavalcanti, Núria Saldanha, Candida Bello, Junior Amaro, Melinda Kreu, Bruno Faria e tantos e tantas outras pessoas que fizeram tudo isso ser possível. Ao Cesar Gouveia, pela inspiração e companheirismo, nosso obrigado também.

Veja a matéria que saiu sobre a Escola de Notícias na visita a Nova York, em entrevista para a Globo Internacional: http://globointernacional.globo.com/Americas/Paginas/Confira-%C3%ADntegra-da-entrevista-do-‘Globo-Not%C3%ADcia-Am%C3%A9ricas’-do-dia-23-de-outubro.aspx