Iniciativa da Prefeitura de São Paulo, Portal da Juventude está no ar; projeto é da Secretaria de Direitos Humanos e tem a Escola de Notícias como um dos parceiros.

Na sexta-feira, 21, o CEU Lagoa Azul, na Cidade Tiradentes, recebeu o Prefeito Fernando Haddad, o Secretário de Direitos Humanos, Eduardo Suplicy, o Coordenador de Juventude, Claudio [Claudinho] Oliveira, entre outros diversos representantes do poder público para o lançamento do Portal da Juventude SP, um das mais importantes e estratégias ações de afirmação de direitos para esse público.

Saiba mais em http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/5945#ad-image-0

Para além de um site informativo, o Portal da Juventude é um projeto de mobilização e engajamento dos jovens com a cidade como território. Com uma proposta ousada de ser um espaço de troca, e não de entregas, a iniciativa conectou instituições importantes da cidade, e a Escola de Notícias é uma delas.

O QUE FAREMOS?
À convite da Coordenadoria de Juventude de São Paulo, a Escola de Notícias trabalhará na geração de conteúdos do portal. Isso quer dizer, entre outras coisas, que buscaremos dar visibilidade às pautas especialmente das periferias da cidade. As matérias podem ser conferidas no site do portal, na página dele no facebook e também no aplicativo, que já pode ser baixado.

GERANDO E DISTRIBUINDO RIQUEZAS
Dentro da nossa Escola Comunitária de Comunicação, os jovens participam de um Programa de Formação em Juventudes que tem duração de três anos. No terceiro ano, todo e qualquer trabalho aceito pela Escola de Notícias tem parte dos recursos financeiros distribuídos entre os jovens formados em produção comunicativa.

Nosso objetivo é que nesse terceiro e último ano de conexão com a gente, esses jovens possam ser impulsionados economicamente por meio de seus talentos e habilidades, podendo, assim, prosseguir em seus caminhos formativos na área da comunicação.

Para esse trabalho do Portal da Juventude SP, a Escola de Notícias convidou jovens formados em nossa turma de 2013, atualmente no que chamamos de Ciclo 3. Léo Pereira, Lucas Rodrigues e Karol Oliveira foram participantes da Oficina de Jornalismo e Rádio. Eles três, liderados por Eric Silva, produzem matérias, fotografias, ilustrações, infográficos e outras dezenas formas de comunicação sobre as mais variadas pautas, decididas coletivamente em reuniões semanais na Cidade do Conhecimento, na USP. Além de estarem aprofundando seus conhecimentos técnicos, ampliando rede de interesse, gerando portfólio, essa turma recebe uma remuneração mensal para dedicar algumas horas de sua semana ao projeto.

Com isso, a Escola de Notícias está impulsionando a geração de trabalho e renda e praticando uma coisa que consideramos o motivo pelo qual a gente existe no mundo: gerar e distribuir riquezas econômicas e simbólicas.

Estamos honrados com o convite e confiança da Secretaria de Direitos Humanos e da Cidade do Conhecimento – USP. Pensando que só existimos como organização desde 2013, ser convidado para um projeto tão grande é motivo de sermos felizes por aqui. 😉