À convite da Vocação, Escola de Notícias promove rodada formativa em rádio com crianças e adolescentes.

Durante o mês de setembro, a equipe da Escola de Notícias esteve nas organizações sociais Icaraí, no distrito do Grajaú, e Bom Pastor, na região do Jardim Ângela, para uma série de oficinas educativas de criação e produção de programas de rádio. O convite foi feito pela Vocação – você em Ação, iniciativa social sediada na zona sul da cidade de São Paulo que apoia organizações de base.

Partindo do estudo do som, passando pelas características das emissoras, estudo de público de alvo e chegando na parte operacional e técnica de uma emissora e do próprio fazer jornalístico que se difere dos demais veículos, os adolescentes  vivenciaram, por meio de atividades práticas, estudos de caso e conteúdo teórico, o melhor jeito de criar, produzir e distribuir programas sobre consumo consciente.

Além de contribuições educacionais como a melhoria da leitura e escrita, o rádio pode ser uma porta de entrada para construção de projetos de vida na área, por exemplo. Vitor Oliveira, 15, faz parte da ONG Bom Pastor há 3 meses. Apaixonado por comunicação desde pequeno, ele ainda não decidiu exatamente qual área seguir, porém, a vivência de produção em rádio o apresentou a uma nova paixão. Ou possibilidade.

“Com certeza, o que mais gostei foi edição dos programas. É uma coisa interessante de se fazer, pois é com ela que toda a magia do rádio acontece”.  Após as vivências, Vitor baixou os programas em casa e vem se dedicando a estudá-los, sozinho. Operador de áudio no programa Você Conectado, o adolescente usa os materiais gravados pelos colegas para exercitar a edição.

Clique aqui para ouvir os programas.

Além da exposição dos programas na Mostra Cultural da Vocação, que aconteceu dia 24, as organizações Icaraí e Bom Pastor vão se dedicar a manutenção de rádios internas para seus educandos como ferramenta pedagógica. No Icaraí, a rádio será ativada a partir dos celulares das crianças nos períodos e espaços comuns. Já no Bom Pastor foi montado um estúdio em uma das salas, com programação que será levada com programas ao vivo.

Nós, Escola de Notícias, queremos agradecer à Vocação, Icaraí e Bom Pastor imensamente a acolhida, cuidado e crença em nosso trabalho. Graças a esse convite, damos continuidade à nossa Escola Comunitária de Comunicação, já que os recursos são reinvestidos em projetos próprios.