Mentoria: O momento que os jovens tem contato com profissionais das áreas que desejam conhecer.

Por Eric Silva e Camila Vaz.

Os jovens que estão no Ciclo 2 da ECOMCOM ganham profissionais de ponta do mercado como padrinhos e apoiadores. Esses profissionais os oferecem durante alguns meses seu tempo, talento e rede para que os jovens possam vivenciar o caminho escolhido profissionalmente antes de, de fato, trilhá-lo, ou iniciar uma formação superior na área.

A Mentoria é um processo de aprofundamento com um profissional na área de interesse do jovem, durante 4 meses, ela e ele tem a possibilidade de vivenciar o cotidiano e as particularidades de jornalistas, editores, fotógrafos, videomakers, entre outros profissionais que são escolhidos totalmente baseados nas vontades e aspirações dos jovens.

Thiago Tanji, jornalista e um dos mentores deste ano conta sobre como ele está sentindo esse processo e suas expectativas – “As expectativas são as melhores possíveis, porque quando a gente conversar de jornalismo vai ser muito estimulante, muito mais que a técnica, é interessante ir falando das experiências e os aprendizados dos dois lados”.

Além de ser uma estratégia de fortalecimento dos projetos de vida dos jovens, a Mentoria também diminui o distanciamento entre os profissionais e a periferia, já que uma das ações do projeto é, justamente, profissional e jovem, juntos, fazerem alguma intervenção dentro do Campo Limpo com os saberes de ambos.

Pablo Pereira, jovem participante da ECOMCOM2016, que também compartilha sua sensação e expectativas desse processo – “Pelo que foi conversado estou com uma expectativa muito grande porque a gente agora sairá do teórico e vamos mais para o prático. Quero conhecer mais a área publicitária, porque nunca tinha tido essa oportunidade, mas agora estou tendo”.

Pablo finaliza contando que deseja conhecer pessoas da área que interessa e como a Mentoria lhe ajuda a escolher as áreas que deseja atuar – “Quero fazer muitos contatos e quem sabe arrumar um trabalho na área, e o programa de Mentoria me ajuda nessa confusão de tentar me encontrar no campo da fotografia, porque eu não sei o ramo ainda, mas já está me dando uma encaminhada, porque a área da publicidade é uma das coisas que quero conhecer já faz um tempo”.