Caminhando para o fechamento do Módulo II, turmas da Escola de Comunicação Comunitária começam a produzir com foco na comunidade

Se no Módulo I da EComCom Temporada 2014, a brincadeira era revisitar sua própria história e valorizá-la pensando como a Comunicação impulsiona esse processo, nesse segundo momento da Jornada de Aprendizagem da Escola de Comunicação Comunitária, os jovens das oficinas de vídeo, jornalismo impresso e fotografia & criação gráfica estão em busca das histórias que fazem acontecer, diariamente, os bairros em que moram.

Para isso, além de muita pesquisa, as turmas contaram também com o repertório que foram construindo ao longo do módulo, nas aulas da Oficina Transversal. Além de falar sobre modelos de organizações presentes no Campo Limpo, e estudar como cada um deles contribui na organização da comunidade como um todo, os jovens foram buscar referencias nas Aulas Comunitárias que tiveram na União Popular de Mulheres, Projeto Arrastão, Núcleo de Dança Pélagos e na Subprefeitura do Campo Limpo.

Na terça-feira, 19, a Oficina de Vídeo (Cinema e TV), por exemplo, se dividiu em duas, com pautas diferentes, e o desafio de materializar o que vem aprendendo nos encontros tecnicamente e sobre linguagem. Ana Luiza Vastag, dupla de Camila Vaz na oficina, diz que o processo foi rico de aprendizado, já que nesse módulo a brincadeira é compartilhar com os jovens os desafios da produção que escolheram fazer.

“Foi muito bacana no sentido de primeira experiência deles com várias coisas do tipo: montar pauta de entrevista, entrevistar alguém com quem eles não têm tanto contato, saber lidar com os imprevistos, ter um plano alternativo em mente ou improvisar na hora, tomar decisões importantes e que podem mudar o rumo do processo todo, assumir seus papéis como produtores daquele projeto, realmente”, conta Ana.

O mesmo caminho está sendo trilhado pelas outras duas oficinas. Na quinta-feira, 14, a turma de Fotografia e Criação Gráfica, facilitada por Petterson André, esteve no Projeto Arrastão, um dos lugares que eles visitaram e conheceram nesse Módulo II. Após produzirem uma pauta básica a partir do que chamou atenção deles, o grupo trabalhou a apuração e, especialmente, como eles contariam na Sessão Comunitária, dia 6, sábado, tudo isso para os convidados. É nessa data que todas as produções estão finalizadas e serão apresentadas para pais, familiares e convidados especiais que eles irão escolher.