Escola de Notícias recebeu participantes da Comunidade Cidadã no Espaço CITA; vivência buscou resgatar nossa história e propósito.

A manhã da quinta-feira, 11, foi um pouco diferente para cerca de 30 adolescentes e jovens da Escola Estadual João e Silva, do Capão Redondo, zona sul de São Paulo. Alunos do Programa Jovens Urbanos, iniciativa do CENPEC em parceria com organizações sociais locais, essa galera saiu de suas comunidades e foram conhecer ao vivo e em cores, a história e o trabalho do Espaço Cultural CITA e da Associação Escola de Notícias.

A vivência faz parte da Semana Expressão Jovem Capão Redondo, e compõe uma série de atividades em que os Jovens Urbanos saem pela comunidade em busca de boas conversas com pessoas e iniciativas que estão transformando o bairro em um lugar melhor para se viver, se divertir e trabalhar. Honrosamente, nosso trabalho foi selecionado pela equipe do programa para receber essa turma tão inspiradora.

Além de contar a história da Escola de Notícias, com especial atenção à Escola de Comunicação Comunitária e sua metodologia, Karol Coelho e Tony Marlon também fizeram uma série de provocações aos jovens sobre como estamos (ou não) transformando o mundo, cotidianamente, com nossas ações.

Nós, Escola de Notícias, queremos agradecer imensamente à educadora Elisângela Duarte e a Ivy Moreira e a toda a equipe do CENPEC pelo feliz convite. Em especial, a todos os meninos e meninas que fazem parte do Programa Jovens Urbanos pela confiança e presença durante as quase três horas de boas conversas (e práticas).