Jovens do Conselho Consultivo da Escola de Notícias ganham espaço no portal AsBoasNovas

Por Elza Maria Albuquerque

Aqui, na Escola de Notícias, costumamos dizer que tudo é um processo. Nada é apenas um produto. E não poderia ser diferente com essa nova frente. No dia 31/11, o portal AsBoasNovas colocou no ar a primeira matéria da parceria com a Escola de Notícias, em busca de pautas afirmativas no território. Leonardo Nunes, ex-participante da oficina de Jornalismo Impresso, da Escola de Comunicação Comunitária (EComCom 2014), foi quem escreveu a primeira matéria sobre a Rede de Intranet – Base Comum de Conhecimento Cidadão, idealizada pelo coletivo Casa dos Meninos.

Tony Marlon, responsável por parcerias e projetos da Escola de Notícias, e Ana Luiza Vastag, educadora da EComCom, são os facilitadores desse processo. “A ideia dessa parceria é abrir espaço para matérias jornalísticas feitas por jovens que fazem parte do Conselho Consultivo da Escola de Notícias. E a gente apoiar os jovens em suas produções. A próxima matéria entra em meados de novembro”, disse Tony.

“Nós orientamos e contribuímos com o que for necessário. Como vivência, acho uma experiência muito bacana e realmente construtiva. Tenho grandes expectativas e acredito muito nas boas histórias que podemos juntos contar e viver”, completa Ana.

O convite

Maíra Valladares, gerente de projetos do AsBoasNovas, contou a essência do convite. “Estamos em busca da boa notícia, daquelas histórias, pessoas e soluções que estão mudando HOJE o mundo para melhor. Temos certeza que a boa nova está em todo lugar, desde as cidades mais longínquas do planeta até a periferia de São Paulo, aqui do nosso lado, mas ao mesmo tempo tão distante. E é aí que a Escola de Notícias entra como o parceiro ideal. Quem melhor do que quem vive a realidade da periferia paulistana para nos trazer essas histórias?”

Segundo ela, essa expectativa foi confirmada com a publicação do primeiro texto da parceria. “Uma história linda de um coletivo no Jardim Fim de Semana que criou sua própria internet para troca de conhecimentos entre moradores e comerciantes. Estamos adorando o processo e, por aqui, queremos cada vez mais dar voz e espaço para os jovens talentos da EDN e para as boas histórias que eles têm para contar sobre a sua comunidade.”

Com o olhar voltado para encontrar boas histórias, o convite foi feito e aceito pelos jovens. “Entendemos mutuamente no potencial da Escola de Notícias de produzir notícias positivas de pessoas, iniciativas e boas ideias que contrapõem o cotidiano massante da cidade. Quem resolveu abraçar o cuidado com o crescimento e o desenvolvimento dessa oportunidade foram os conselheiros Leonardo Nunes e Maykon César (ex-participante da oficina de Audiovisual, de 2013)”, detalhou Ana.

Para Leonardo, o espaço no portal é importante também para a sua vida profissional. “Produzir as matérias acrescenta bastante na minha futura carreira como jornalista, podendo praticar tudo aquilo que aprendi e, ainda, ganhar experiência. Adorei a proposta e saber que existe um portal onde se partilha apenas coisas positivas.”