Participantes da Escola de Comunicação Comunitária do Escola de Notícias fazem primeira saída coletiva no programa; visita foi a TV Record e Cásper Líbero.

Quarta-feira, 2. O dia, frio e levemente chuvoso, não impediu. Salvo um ou outro que teve que fazer do ônibus um avião pra chegar a tempo ao Espaço Cultural CITA, na Praça do Campo Limpo, toda a turma estava lá.  Pronta.

Abrindo o Módulo III da Jornada de Aprendizagem da Escola de Comunicação Comunitária, iniciativa apoiada pelo Programa VAI e em parceria com a Trupe Artemanha, os jovens participantes das oficinas de Vídeo & Fotografia e Jornalismo & Rádio tiveram uma quarta-feira um pouco diferente dos últimos meses em que estiveram juntos com o Escola de Notícias.

O primeiro compromisso do dia foi na Avenida Paulista, durante a Semana de Estudos de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, ligada à TV Gazeta. Os jovens foram conhecer o espaço da faculdade, uma das mais importantes na área de comunicação no país, e também participar da mesa “Jornalismo e Periferia”, em que estiveram presentes Thiago Borges, do Periferia em Movimento, Vagner de Alencar, do Blog Mural e que já esteve por aqui com o Escola de Notícias, entre outros debatedores. No centro da discussão, como a periferia da cidade de São Paulo vem sendo retratada pelos meios de comunicação.

mat

NA RECORD

Terminada a conversa na Cásper Líbero, todos de volta ao ônibus para a segunda parte da viagem pela cidade. O destino agora foi a Barra Funda e os estudios da Rede Record de Televisão. A partir de uma visita monitorada, a turma do Escola de Notícias pôde conhecer de perto como funciona uma emissora de TV em todos os seus aspectos: artístico, técnico e operacional.

Além de conhecerem estúdios, espaços de produção, a redação jornalística, os jovens também se esbarraram em alguns apresentadores do canal, tal como Geraldo Luis, do Balanca Brasil e Marcelo Resende, que apresenta o Cidade Alerta. A visita faz parte de um programa interno que recebe estudantes de comunicação de todo o Brasil para aprofundar os conhecimentos na área de comunicação.