Coletivos organizam atividades gratuitas para as crianças na Praça do Campo Limpo.

E no mês das crianças, os coletivos que ocupam o Cantinho de Integração de Todas as Artes – CITA, se juntam para oferecer aos moradores da região uma série de opções para se divertirem e trazerem toda a família para ocupar a Praça do Campo Limpo, que fica em frente ao espaço e ponto de encontro e passagem especialmente aos fins de semana.

A Escola de Notícias, que ocupa o Espaço CITA desde 2013, promove um piquenique diferente com direito a fotografias e sonhos dos moradores para a praça no sábado, 18, a partir das 10 horas.

Confira abaixo a programação completa para outubro.

DIA 12 – DOMINGO – 11:00
* * * ENSAIO ABERTO TROPEIROS DA ARTE * * *
Tropeiros é um grupo que surge através de um interesse comum pela cultura tradicional brasileira do sudeste e nordeste, com foco no Jongo, no Samba de Coco e na Ciranda. Tentamos fazer um dialogo das manifestações com a periferia de São Paulo, assim criamos um núcleo de pesquisa, propondo um projeto de fortalecimento e difusão da cultura brasileira, que tem o intuito de levar ás ruas o espirito das brincadeiras populares através dos cortejos, rodas e oficinas. O ensaios abertos acontecem todo domingo das 11h às 13h na Praça do Campo Limpo ou no Espaço Cultural CITA.

DIA 18 – SÁBADO às 10h
* * * PICNIC NA PRAÇA DOS MEUS SONHOS * * *
A Escola de Notícias convida a todos para uma manhã de piquenique na Praça do Campo Limpo. Tragam doces, salgados, café, suco, refrigerante e um sonho para a praça. Vamos estender panos coloridos na grama e imaginar juntos como a praça poderia ser e o que poderia ter.

DIA 19 – DOMINGO – DAS 13:00 às 18:00
* * * CHORO + BRECHÓ + INTERVENÇÕES NA PRAÇA * * *

Choro na Praça: Desde Janeiro de 2013 acontece na Praça João Tadeu Priolli (Praça do Campo Limpo) o projeto “Choro na Praça”, uma iniciativa de instrumentistas e compositores da região em parceria com o Espaço Cultural CITA. Os encontros mensais são abertos à participação de músicos diversos, são verdadeiro saraus de choro, entre outros ritmos brasileiros, em que os músicos comparecem para trocar composições próprias, arranjos ou simplesmente relembrar clássicos do estilo.

• Brechó Pague Quanto Quiser ou Puder
• Intervenções Bando Trapos
• Intervenção: O Homem do Baú: Um homem que retira de seu baú histórias populares, de sabedoria, mitos e lendas, histórias de livros escritos por ele mesmo, de autores contemporâneos, ou clássicos da literatura infantil.

DIA 25 – SÁBADO – 15h
* * * CORTEJO COM MARACATU OURO DO CONGO E CONVIDADOS * * *
Um cortejo de maracatu pelas ruas do Campo Limpo em homenagem às crianças. Venha com a família!!! Traga a molecada!!!

DIA 28 – TERÇA – 20:00
* * * GIRA CANTIGA APRESENTA: PITICO O MENINO QUE APRENDEU A VOAR * * *
Músicas, brincadeiras e trava-línguas emolduram a história de um menino ávido a voar pelo mundo da literatura, metaforizado na obra literária, onde Pitico morava em uma cidade cercada por um enorme muro. Todas as tardes ao chegar da escola, sentava à sombra de uma árvore, sonhando em um dia poder ver a luz além da muralha. Ao ser orientado por um sábio, ele passa a visitar uma biblioteca pública, e seu sonho se concretiza. Uma história que desperta na criança a vontade de “mergulhar” nos livros.

DIA 31 – SEXTA-FEIRA – às 14:00
* * * TRUPE IMBOLA’RUA APRESENTA: DESAVENTURAS DO HERÓI MAKUNAÍMA * * *
Makunaíma tem o poder de se transformar em qualquer coisa, viver as diversas mudanças do rural para o urbano, de retornar a sua origem e subir aos céus. Virar estrela. E assim se desenrolam as Desaventuras do Herói Makunaíma, ser mágico, misterioso, potente… que se mistura a uma encenação de rua. Com muita música, dança, circo, máscaras, fantasias…