Pela segunda vez, a Escola de Notícias sistematiza experiência da Escola Comunitária de Comunicação em livro; publicação trouxe planos de aula e a metodologia detalhada.

Ao fim da primeira temporada da Escola Comunitária de Comunicação – ECOMCOM2013 – Elza Maria Albuquerque, voluntária da nossa área de comunicação institucional e conselheira, produziu um livro inspirador que sistematizou toda a jornada de aprendizagem da primeira turma.

Na publicação, que teve apoio do Programa VAI da Secretaria Municipal Cultura, Elza entrevistou os jovens participantes, educadoras, voluntários, profissionais inspiradores que estiveram com eles e elas, além de narrar como a Escola de Notícias aplicava sua proposta de metodologia para formar comunicadores mais empáticos e transformadores.

No fim de 2015 decidimos por lançar mais uma publicação. Com apoio do Edital Redes e Ruas, desta vez foi Kamila Modesto, pedagoga responsável pelo Núcleo de Formação da Escola de Notícias, quem ficou com o desafio de contar essa história. Com uma narrativa mais pedagógica e reflexiva sobre a prática, o livro misturou depoimentos, planos de aula e embasamento teórico para explicar a ECOMCOM como uma metodologia formativa de jovens para a produção comunicativa, a  ocupação do espaço público e o próprio uso das tecnologias de informação e comunicação para assegurar e ampliar direitos.

COMO ENCONTRAR?

Com 78 páginas, a publicação foi impressa sob encomenda com apenas xxx cópias, que serão distribuídas para parceiros e apoiadores que atuam com juventude dentro do território do Campo Limpo. Além da metodologia da ECOMCOM, suas inspirações dentro e fora da pedagogia indicando bibliografias e autores, o livro também traz exemplos de planos de aula usados na temporada 2015, indicando algumas atividades e suas possibilidades de uso.

Para saber mais sobre o livro recomendamos escrever para kamilamodesto@escoladenoticias.org