Em primeira Aula Comunitária, jovens vivenciam a ONG Projeto Arrastão; um tour e uma roda de conversa marcaram a atividade que abre o Módulo II.

Se no Módulo I da Escola de Comunicação Comunitária, os jovens das oficinas de Vídeo & Fotografia, Jornalismo & Escrita Criativa e Criação Gráfica fizeram uma viagem para dentro de si mesmos em busca das histórias que os fizeram ser quem são, nessa segunda etapa da Jornada de Aprendizagem, os meninos e meninas sairão pelo Campo Limpo para treinar seus olhares em busca do que dá vida e movimento às suas ruas e bairros.

Além de uma série de atividades durante as oficinas técnicas, momento em que os jovens estudam a produção comunicativa propriamente dita dentro das oficinas mencionadas acima, com foco no resgate histórico das ruas a bairros, os jovens também estudam, a partir da metodologia da Investigação Apreciativa, os Pontos de Luz da zona sul. Para isso, a Escola de Notícias criou todo um percurso em cima de organizações sociais, culturais e de pessoas que fazem coisas acontecerem e que serão visitados pela turma até o fim de julho.

Organização social criada em 1968 e referencia na cidade de São Paulo, o Projeto Arrastão foi a primeira parada da turma da temporada 2015 da EComCom na quarta-feira, 10. Recebidos por Wagner Gomes, ex-aluno e atual funcionário da ONG, os jovens fizeram um tour por todas as atividades, projetos e salas. Enquanto passeavam pelo espaço, Wagner resgatou a história de cada uma atividades, explicando especialmente como os jovens podem fazer para se inscrever nelas.

Ao fim do tour, a turma foi recebida pela gestora institucional Selma Ramos, que está no Projeto Arrastão há 35 anos. Tia Selma, como é conhecida por todos, contou toda a história do Projeto Arrastão, a motivação para o seu nascimento, quais foram as fundadoras, além de fazer um importante panorama político e social dos últimos anos do trabalho social dentro da zona sul de São Paulo.

Nós, Escola de Notícias, queremos agradecer imensamente ao Projeto Arrastão por abrir as portas para nos receber, em especial ao Wagner Gomes e a Selma Ramos, que nos acolheram com tanto carinho, cuidado e respeito.