A Escola Comunitária de Comunicação – ECOMCOM – é uma jornada de aprendizagem com três ciclos que convida jovens entre 16 e 24 anos, moradores e moradoras ou estudantes de escolas públicas e particulares da região do Campo Limpo e Taboão da Serra, para formações técnicas de comunicação e de desenvolvimento pessoal, processos de mentoria profissional e oportunidades de geração de trabalho e renda.

Background

É um caminho formativo que usa as oficinas de “Jornalismo & Escrita Criativa” e “Cinema & Vídeo” para investigar apreciativamente o que dá vida e potencializa transformações reais nas comunidades em que estamos inseridos quando jovens.

Conectando famílias, vizinhos, comerciantes locais, professores e amigos da escola, os participantes transformam o que aprendem nas oficinas técnicas em produtos comunicativos que resgatam e valorizam verdadeiramente suas comunidades, memórias e suas personagens.

Duas vezes por semana, todos e todas se encontram na Oficina TransVER, em que o foco é o autoconhecimento e o estudo teórico e vivencial de tecnologias sociais que ajudam a formar esse ou essa jovem.

Para criar essa vivência técnica e humana de desenvolvimento local, a Escola de Notícias desenhou um percurso em que o território é a grande sala de aula a céu aberto.

A Investigação Apreciativa, os Quatro Pilares da UNESCO para a Educação no Século XXI e as Sete Dimensões da Sustentabilidade, descritos pela Marina Silva, dão sustentação e embasamento à nossa metodologia.

Sessões para exibição das produções criadas pelos jovens, ações para transformação coletiva de espaços públicos e mobilização, encontros abertos com moradores e moradoras e construção de redes colaborativas são algumas das vivências oferecidas à turma nessa primeira etapa do programa.

Background

É um conector de oportunidades em que são mapeadas as áreas de interesse do grupo e de cada jovem participante, para mentoria profissional e vivências em outros espaços.

Na Mobilização de Oportunidades – MOP – a Escola de Notícias se responsabiliza em mobilizar cursos, palestras, workshops e conversas dentro das áreas de interesse mapeadas, para ampliar o repertório dos participantes.

Além disso, os jovens participam de um processo de acompanhamento profissional com mentores que os ajudam a expandir redes, experimentar conteúdos específicos e exercitar o que aprenderam de maneira prática. O objetivo é diminuir as distâncias entre os jovens e os espaços de trabalho, especialmente em áreas da comunicação.

Cada ano, os e as jovens aparecem com diferentes demandas e fazemos um grande esforço para encontrar mentores que possam ajudá-los a conhecer um pouco mais sobre as mais diversas áreas pelas quais se interessam. Por isso, estamos sempre atrás de novos mentores que tenham interesse em contribuir para a formação desses jovens.

Se você tem interesse em se tornar um mentor, responda o nosso formulário.

Background

É uma janela de experimentação em que reconhecemos as jovens como produtores, artistas e com bagagem técnica. Propomos encontros formativos e ativação de trabalho e renda em todos os serviços institucionais que a Escola de Notícias capta.

Investindo na contratação dos jovens que estão na fase final da jornada, o convite é para planejar o futuro. Elas e eles são convidados para encontros e rodas de conversa sobre empreendedorismo, projetos de vida e coaching para planejar suas primeiras fontes de renda.