Oficina de Jornalismo Impresso teve aula especial com Wagner Belmonte; desafios da profissão, dicas e alguns casos marcantes da área estiveram na pauta do encontro.

Ao longo de 2014, as turmas de Jornalismo Impresso, Cinema & TV e Fotografia & Criação Gráfica receberam convidados, profissionais do mercado, para impulsionar suas formações e ampliar seus repertórios nas áreas. O mesmo aconteceu dentro da Oficina Transversal, momento em que as três turmas se encontram para formação pessoal, sempre com pessoas inspiradoras que ajudam a entender o tema de cada um dos quatro módulos. Na quinta-feira, 6, a Oficina de Jornalismo Impresso, facilitada por Unilson Mangini Junior, recebeu o jornalista e apresentador Wagner Belmonte, editor chefe da TV Câmara São Paulo.

Formado pela PUC-SP, Wagner já atuou nos mais importantes grupos de comunicação do país e vem se dedicando nos últimos anos à carreira acadêmica, como professor universitário. Com essas duas visões da profissão jornalística, ele levou aos jovens que sonhalizam atuar no mundo das televisões, jornais, revistas e portais quais são os principais desafios atualmente dentro da profissão.

Numa roda de conversa muito descontraída e leve, como todas deveriam ser, a galera da Oficina de Jornalismo Impresso pôde também tirar dúvidas mais específicas, como por exemplo, o que faz um editor chefe, um chefe de reportagem, entre outras. Wagner também dedicou muita atenção às questões de ética e responsabilidade dentro da profissão.

Para nós, Escola de Notícias, o que interessa, mais que formar essa turma tecnicamente, é ampliar seu repertório e consciência sobre o papel do contador da história, o que no fundo todo comunicador é: um contador de histórias. Por isso, receber pessoas como Wagner Belmonte é extremamente importante pois é alguém do mercado, que está no mercado, contando como as coisas funcionam. Queremos agradecê-lo verdadeiramente por essa presença presente dentro da Escola de Comunicação Comunitária 2014.