Turma de Jornalismo e Escrita Criativa é desafiada a criar narrativas nas redes sociais

Durante cerca de três semanas, desde o sábado 28/03 até o domingo 14/04, a turma de Jornalismo e Escrita Criativa teve que encarar um desafio dado pela educadora Ana Luíza Vastag: postar no twitter e no facebook histórias de suaas famílias.

A brincadeira começou no twitter. Com a hashtag #ecomcom2015 a ideia era postar uma micro narrativa por dia na rede. Cada aluno precisou trocar uma história com algum parente e, além de publicar a história dele em seu perfil, ter a sua própria história publicada no perfil de quem trocou com ele. Isso tudo dentro de 140 caracteres.

Depois da primeira semana, a turma migrou para a plataforma do Facebook e dentro de um grupo continuou a compartilhar histórias, mas dessa vez sem limite de toques e com mais hashtags, acrescentando #jornalismo e #narrativa.

“A ideia era a que eles criasses essas narrativas formando laços (ou fortalecendo os laços já existentes) com a família, explorando as redes sociais para isso”, explica Ana, educadora da turma. “Para isso, exploramos os elementos de uma estrutura narrativa: personagens, ações, começo, meio e fim. Sem separarmos por gêneros textuais, basicamente só explorando a construção de uma narrativa mesmo”, conclui.

Ao todo, os oito jovens produziram 91 narrativas: 49 no Twitter; 42 no Facebook. Você pode conferir nas imagens abaixo cada história.

Twitter:

Facebook: