Participantes da primeira temporada da Escola de Comunicação Comunitária do #EDN serão nossos Conselheiros Institucionais a partir de 2014

O que faz o conselho de uma organização social? Qual é a maneira mais efetiva dele ajudar a construir e fortalecer projetos institucionais? Essas são algumas das perguntas feitas que começaram a ser respondidas no sábado,12, no Espaço Cultural CITA. Sonho desde sempre, os jovens que participaram da Temporada 2013 da Escola de Comunicação Comunitária foram convidados a tornarem-se do Conselho de Gestão do Escola de Notícias, de forma oficial, sendo, inclusive, inseridos no Estatuto Social que está em processo de construção.

A ideia é colocar dentro da estrutura organizacional, e a médio prazo na própria equipe técnica de gestão, pessoas que já estiveram do outro lado do trabalho desenvolvido pelo Escola de Notícias, como alunos. Nossa crença é a de que ninguém entende mais sobre o que estamos nos propondo e nos desafiando a fazer e ser no mundo do que os jovens que até outro dia eram participantes de nossas atividades. Fortalecê-los como co-construtores e co-criadores da história do Escola de Notícias no mundo, e não apenas enxergá-los como “atendidos”, é reforçar a ideia de uma comunidade viva, pulsante e em constante transformação.

Nesse primeiro encontro, por exemplo, Tony Marlon, Karol Coelho e as educadoras da Escola de Comunicação Comunitária, Ana Luiza Vastag e Camila Vaz, fizeram um balanço do ano passado e apresentaram o Plano de Trabalho para 2014.

Como aprendemos juntos a ser um Conselho Institucional?

Como tudo que nos propomos a fazer dentro do Escola de Notícias, a construção de entendimento e do papel desse Conselho de Gestão Institucional será uma jornada que trilharemos juntos, equipe técnica e jovens da turma 2013. Para isso, ao longo do ano, iremos convidar uma série de profissionais que desenvolvam trabalhos inspiradores nas áreas de gestão e governança para nos trazer conceitos, boas práticas e, principalmente, vivências dentro dessas áreas, de modo que a própria criação e manutenção desse conselho seja um processo formativo para todos que participam dele.

Na prática, a turma 2013 continuará estudando com o Escola de Notícias. Mas, dessa vez, serão nossos colegas de sala de aula. Estaremos no mesmo barco.O próximo encontro está marcado para o mês de maio, numa data a ser definida coletivamente. Em breve contamos sobre o primeiro convidado para esse processo de co-construção do Conselho de Gestão Institucional da Associação Escola de Notícias.