Conselho Consultivo convida atual Secretário Municipal de Direitos Humanos de São Paulo para encontro formativo

Uma vez por mês o Conselho Consultivo da Escola de Notícias, que é formado por jovens que participaram do ciclo I da formação continuada, a Escola Comunitária de Comunicação, em 2013, 2014 e 2015, se encontram para conversar sobre caminhos da instituição e para encontros formativos em áreas de seu interesse e foco de atuação.

Destes encontros formativos, alguns são organizados pela equipe executiva e outros são produzidos pelos jovens conselheiros, como foi no caso do encontro que aconteceu sábado (9/07), que foi sobre direitos humanos e juventude na cidade e contou com um bate-papo com Felipe de Paula, Secretário Municipal de Direitos Humanos de São Paulo.

Felipe contou sua trajetória até sua recente chegada à secretaria e falou sobre os desafios da garantia da representatividade das minorias que sofrem com a violação de direitos humanos em uma cidade do tamanho e complexidade de São Paulo.

Após a conversa, Felipe falou os motivos e quanto é importante participar de encontros como este. “É importante participar pela iniciativa em si, dela existir, com gente comprometida com a cidade, comprometida com a comunicação que vincule território”, afirma.

Do ponto de vista público, este tipo de espaço é fundamental. “É uma chance de trazer o que uma secretaria de direitos humanos faz e entender que esta relação entre poder público e sociedade civil organizada é fundamental”, diz emendando o quanto também é importante do ponto de vista pessoal. “É [uma oportunidade] de conhecer gente jovem interessante e interessada na cidade. É o que vai levar nosso futuro para o lado bom”, acredita.

O Conselheiro Caique Andrade, 21, participante da turma de 2013 da EComCom – Escola Comunitária de Comunicação, ficou satisfeito com o bate-papo e acredita que devem haver mais espaços de discussão sobre a cidade que queremos, nos mais diferentes grupos e setores da sociedade. “Através da troca de experiências e aprendizados você começa a enxergar o lado do outro”, afirma.

O Conselho Consultivo agradece a disponibilidade do Secretário em uma tarde ensolarada de sábado e espera ter outras oportunidades de encontros como este.