Ex-participantes da Escola de Comunicação Comunitária 2013, jovens foram convidados a integrar o conselho gestor da Escola de Notícias; encontros mensais estão ajudando a construir qual é o papel do grupo e nos ajudando a dar próximos passos.

Sábado, 7, Espaço Cultural CITA. Ao contrário de todo o ano passado, Leonardo, Lucas, Fernanda e toda a turma não estiveram em nossa casa para saber mais sobre enquadramento, luz, características de uma matéria jornalística e outros temas da comunicação. Desde que deixaram de ser participantes das oficinas de jornalismo e vídeo, os 20 jovens e toda a equipe de educadores integram um processo de construção do Conselho de Gestão Institucional da Escola de Notícias. De forma prática, estamos trilhando outra jornada juntos, agora pensando como fortalecer nosso trabalho e ampliar as oportunidades.

Leia sobre a primeira reunião do grupo clicando aqui.

Por isso, ao longo de 2014, toda essa galera irá se reunir mensalmente no CITA para encontros com profissionais da área de gestão, governança, para, juntos, construirmos o papel desse grupo. Nosso sonho é que esse conselho de gestão seja, de fato, participativo, transformador, vivo, pulsante e inspiração para nosso trabalho cotidiano, e não simplesmente nomes no estatuto social.

Nesse segundo encontro de uma série de 8 (oito) que teremos até dezembro, os jovens receberam diversas informações institucionais, souberam sobre próximos passos estratégicos da organização, bem como iniciariam um processo para construção coletiva dos Valores Institucionais da Escola de Notícias. Para isso, Karol Coelho e Tony Marlon facilitaram o encontro trazendo uma série de reflexões sobre a importância de coisas como Missão, Visão e Valores na identidade e posicionamento da iniciativa no mundo.

Saiba mais sobre cada um dos conselheiros clicando aqui.

Além disso, o grupo também discutiu sobre os critérios de permanência e participação no Conselho de Gestão Institucional, trazendo temas como faltas, atrasos nas reuniões, bem como decidiram sobre os dias e horários dos próximos encontros. Barbara Braga e Leonardo Pereira foram os responsáveis por construir uma ata do encontro e compartilhar entre o grupo.  O próximo encontro está marcado para dia 5 de julho, às 13 horas, e terá como tema norteador o planejamento de uma campanha de financiamento colaborativo da Escola de Comunicação Comunitária.