Com apoio da Brazil Foundation, Vozes da Vila Prudente e Escola de Notícias vão trocar metodologias no segundo semestre de 2016.

Inédito, o edital Arranjos Colaborativos convidou no segundo semestre de 2015 organizações sociais e culturais que integram a rede de apoiados pela ONG para buscar o que as conectava, quais trocas elas gostariam de fazer entre si e como a Brazil Foundation poderia contribuir neste processo.

Em duplas, as organizações escreveram propostas que contemplassem a troca de metodologias sociais entre elas, sempre considerando como cada uma poderia fazer seu trabalho ainda melhor ao longo de 2016. E nós, Escola de Notícias, em parceria com o Vozes da Vila Prudente, da zona leste de São Paulo, tivemos uma proposta aprovada.

Acesse a página do Vozes da Vila Prudente aqui.

Entre outras coisas, o projeto apresentado à Brazil Foundation prevê que haja intercâmbio para criação e desenvolvimento de uma Escola de Comunicação na Vila Prudente, reforçando o trabalho já feito pela equipe do projeto com a distribuição dos jornais comunitários. Em troca, e com muita felicidade e honra de nossa parte, o time do Vozes irá ajudar a Escola de Notícias a prototipar e testar duas edições de uma jornal especializado em notícias positivas dentro do Campo Limpo. O projeto de intercâmbio irá acontecer a partir de junho de 2016.

REVIVENDO SONHOS ANTIGOS

Nós já tivemos um jornal impresso sendo distribuído gratuitamente no Campo Limpo e região. Foi pouco depois do nascimento da Escola de Notícias. Na época existia já uma publicação, batizada de Viver Campo Limpo, idealizada por Edilene Miranda. Depois de algumas parcerias, Edilene deu de presente o nome e toda a história do Viver para nós. Após um reposicionamento gráfico, institucional e editorial, lançamos o Viver Campo Limpo focado apenas nas boas notícias que estavam presentes na zona sul da cidade.

APROXIMAÇÃO E AGRADECIMENTO

A aproximação com a Brazil Foundation se fortaleceu por meio da Universidade da Correria, iniciativa do Rio de Janeiro que oferece formação a empreendedores de todo o país. Em 2015, realizando um sonho antigo, Escola de Notícias e Unicorre se uniram para trazer uma vivência para a cidade de São Paulo. Maria Cecília Oswaldo Cruz, Diretora de Programas da organização, era uma das pessoas que compunha a banca final dos projetos e Su Masiero e Anderson França “Dinho”, da Unicorre, construiu os primeiros laços desse relacionamento.

Nós, Escola de Notícias, queremos agradecer imensamente à Brazil Foundation pela confiança, ao César Gouveia e equipe pela inspiração e novos saberes que chegam, ao Dinho e Su por acreditarem em nosso propósito e à Edilene Miranda por, um dia, ter sonhado criar um jornal no Campo Limpo, quando ninguém falava disso. E pela generosidade em nos inspirar nessa história há tanto tempo.  A elas e eles, agradecimentos.