Primeiro encontro do Conselho Consultivo marca novos caminhos da Escola de Notícias

Por Elza Albuquerque

No sábado (7/02) as novidades de 2015 já começaram a pipocar no primeiro encontro do ano do Conselho Consultivo da Associação Escola de Notícias (EDN), que teve a facilitação dos conselheiros Tony Marlon e Camila Vaz. A turma se encontra mensalmente no Espaço CITA para discutir e encaminhar questões institucionais com a equipe técnica e de gestão da EDN.

O foco principal desse dia foi responder uma questão: “Como seremos em 2015?”. Foi um momento de apresentação das novas diretrizes da Escola de Notícias, da nova equipe EComCom – Escola de Comunicação Comunitária 2015 e de um plano de trabalho para formação prática e teórica do conselho ao longo do ano.  Além disso, os conselheiros conheceram a nova participante da equipe técnica da EDN, Karol Oliveira, 19 anos. Karol fez parte da primeira turma da EComCom em 2013 e será produtora cultural, atuando ativamente dentro do Campo Limpo.

O Conselho Consultivo é formado por 17 jovens, com idade entre 17 e 31 anos, que inclui  equipe e ex-alunos da EComCom 2013 – principal projeto formativo da Escola de Notícias.

Fortalecimento dos laços

Como toda casa, o Espaço CITA precisa de organização, divisão de tarefas, carinho e cuidado dos coletivos que estão ali. Logo no início, Tony enfatizou a importância do envolvimento de todos na preservação do cantinho da EDN, onde os conselheiros são corresponsáveis por todo o processo de ocupação e manutenção. Novas ideias de como cuidar do espaço, criação de momentos de convivência, divisão de tarefas foram assuntos que permearam o papo.

Os conselheiros foram provocados a refletir sobre qual é o melhor de cada um e como otimizar os esforços de todos para melhorar ainda mais a experiência com a EDN.

Nos próximos meses, os encontros do Conselho Consultivo 2015 terão, como norte, os seguintes temas: Governança e Gestão; Terceiro Setor e as diferentes formas de organização; Comunidade local e Sustentabilidade.

Leia mais sobre o Conselho Consultivo aqui.