Com o coreografo e bailarino Rubens Oliveira, turma da Segunda Temporada da EComCom segue na Jornada de Aprendizagem buscando quem dá vida ao Campo Limpo

O que existe em uma comunidade quando eu ando apenas a pé por ela? Quem torna essa comunidade mais viva quando eu a enxergo feita por pessoas e não por concreto, placas e ruas? No Módulo II da Jornada de Aprendizagem da Escola de Comunicação Comunitária do Escola de Notícias, o bairro é a sala de aula, e os educadores são todos que moram nele.

Depois de vivenciar a história e as atividades do Projeto Arrastão, organização social de onde saíram Tony Marlon e Karol Coelho que empreendem o #EDN, a galera da Segunda Temporada da EComCom teve sua segunda aula comunitária ontem,21, agora com idealizador do Núcleo de Dança Pélagos, Rubens Oliveira Martins, 28.

Nascido em uma família de músicos, Rubens trocou o som pelas coreografias, e acabou encontrando na dança uma forma de se manifestar no mundo. Da zona sul, onde sempre morou, acabou viajando por diversos países em espetáculos dirigidos pelo coreógrafo Ivaldo Bertazzo. Depois, decidiu compartilhar tudo que aprendeu com outros jovens, e assim nasceu, em 2010, o Núcleo de Dança Pélagos.

Mas você deve estar se perguntando: além de contar a sua história inspiradora, o que a dança  tem a ver com uma Escola de Comunicação? Para gente, tudo.  O que Rubens trouxe como atividade, exercício para a galera, se conecta diretamente com tudo que nos propomos a conversar dentro da EComCom: trazer nossos movimentos para a consciência, estar sempre atento a tudo que nos cerca, ter noção do espaço ocupado pelo outro e até onde podemos ir, e por aí vai. Dentro do que entendemos como educação, não se aprende apenas estudando tecnicamente. É preciso deixar nosso coração, nossa percepção, nossos sentidos vivenciarem tudo ao nosso redor.

O encontro foi tão bom que Rubens ofereceu ao grupo uma vivência no sábado, 19, sobre educação do movimento. O encontro aconteceu no Espaço Cultural CITA, na Praça do Campo Limpo.