Escola de Notícias vai até o Parque Santo Dias descobrir com quantas garrafas se faz um presente;  encontro aconteceu com Aline Maria do Ateliê PopulArte

Se no Módulo I a brincadeira era olhar para a família e suas histórias que merecem ser contadas em todo canto, agora, os participantes da Escola de Comunicação Comunitária tem outro desafio: perceber a comunidade como uma grande sala de aula, em que tudo que mereça ser aprendido está ali, na nossa frente. Basta apenas olhar com mais cuidado e atenção.

E nessa quarta-feira, 20, o que merece ser aprendido na comunidade tinha um caminho cheio de cores, árvores, plantas, flores, e crianças correndo pra todo canto. As oficinas de Vídeo & Fotografia e Jornalismo & Rádio saíram um pouco do Espaço Cultural CITA, da Trupe Artemanha, que acolhe nossos encontros, e foram até o Capão Redondo, no Parque Santo Dias, encontrar Aline Maria do Ateliê PopulArte. O PopulArte é uma iniciativa apoiada pelo Programa VAI, da Secretaria Municipal de Cultura.

E foi lá, no ateliê, que a tarde seguiu.

Terceira aula comunitária do Módulo II da Escola de Comunicação, o encontro dessa quarta-feira foi uma provocação para que os jovens percebam, e reconheam, suas ruas e seus bairros como espaços de manifestação artística, em que a comunidade está se comunicando, está contando sua história pro mundo.

E foi assim.

Para inspirar essa conversa em meio à natureza, Aline Maria convidou os jovens a colocarem a mão na massa. Melhor, na tinta. E assim foi feito. Embaixo de uma ou outra árvore, e com sprays pra todo canto, a tarde seguiu transformando garrafas que antes iriam para o lixo em obras de arte. Pinta aqui, repinta ali. Colore. Desenha, Grafita. E as garrafas foram tomando outras formas, e ganhando outras utilidades.

A primeira delas: ser um presente para alguém muito especial.
Ou pra você mesmo.
E assim deve ser feito.

O Escola de Notícias agradece imensamente o carinho e cuidado de Aline Maria, do Ateliê PopulArte, com esse encontro. Foi uma tarde inspiradora e com muitos aprendizados. Para saber mais sobre essa iniciativa clique aqui.