Chamada de Oficina Técnica, os encontros promovidos pela Escola de Comunicação Comunitária aos sábados são focados nas quatro linguagens.

Sábado. 9 da manhã. Aos poucos eles vão chegando, cada um de um canto da região do Campo Limpo. E um pouco mais. Foram 65 inscritos. Selecionados, 20, de 17 escolas públicas e particulares diferentes. Às quartas-feiras eles se encontram para o que chamamos de Oficina Transversal. O palavrão é o nome técnico dos encontros que estão mais focados na parte de Desenvolvimento Pessoal. Aos sábados, não. Aos sábados é apenas a parte técnica. Onde aperta o quê para acontecer o quê. E assim foi, e é, desde o começo da Escola de Comunicação Comunitária em quatro linguagens: rádio, jornalismo, vídeo e fotografia.E o Escola de Notícias convidou pessoas muito queridas e que entendem muito de cada uma dessas linguagens para trocar esse conhecimento com os jovens participantes.

Para falar de Jornalismo e Rádio o facilitador é Unilson Mangini Junior. Formado em jornalismo, Unilson sempre esteve envolvido na área social e de formação de juventude, com foco na educomunicação. Uni, como é conhecido, trabalhou especificamente o jornalismo impresso no Módulo I da Escola de Comunicação e, agora, trabalha com os participantes a produção radiofônica. Entre os exercícios a produção de notas, reportagens, estrutura de texto para rádio, entre outros temas. Nesse momento, Unilson e toda a galera estão trabalhando captação de som, e as ferramentas de edição de áudio. Dizem, uma radionovela deve nascer em breve.

Já a Oficina de Fotografia e Vídeo é puxada pela Camila Andrade Vaz e Ana Luíza Vastag. Camila, assim como Unilson, sempre esteve conectada às vivências educomunicativas e projetos de juventude. Já Ana é formada em jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi. A dupla dinâmica trabalhou a produção fotográfica no Módulo I, que resultou em uma belíssima exposição na Sessão Comunitária, que encerrou o módulo. Nesse momento, o foco delas é o Vídeo. Entre os temas: narrativa, construção de personagens, estrutura de um roteiro, entre outras tantas outras coisas já discutidas que não caberiam aqui. Dizem, uma série de vídeos produzidos pelos participantes da oficina vem aí já para meados de setembro. A conferir.

Veja todas as imagens das oficinas clicando aqui em nosso álbum no Facebook.