Em seu último módulo de aprendizagem, Temporada 2015 da EComCom começa visitas temáticas em áreas de interesse; Estadão e Senai Mooca foram as primeiras.

Na reta final do Ciclo 1 da Escola Comunitária de Comunicação, as turmas de Criação Gráfica, Jornalismo & Escrita Criativa e Fotografia & Vídeo iniciaram na quarta-feira, 11, uma série de saídas culturais a veículos e empresas de comunicação que tenham boas práticas alinhadas às linguagens oferecidas pela Escola de Notícias.

A primeira parada foi no Grupo Estado, que edita o jornal O Estado de São Paulo e outras importantes publicações. Recebidas pela jornalista Luciana Garbin, as turmas conheceram de perto como está organizada e como funciona o dia a dia de um ve  ículo de imprensa de alcance nacional, como é o caso do Estadão. Com a visita, o grupo também pôde tirar dúvidas sobre as editorias, a escolha das pautas e a rotina na cobertura de eventos.

FOCO NA CRIAÇÃO GRÁFICA
Como essa primeira saída foi um pedido e um presente à Oficina de Criação Gráfica, o grupo dedicou especial atenção e tempo ao parque gráfico do jornal, considerado um dos mais modernos do país. Feitosa, responsável pela área, guiou a turma por um tour sobre todo o processo de impressão, explicando os detalhes técnicos e curiosidades. Criada em 1986, a Gráfica Estadão atende hoje não apenas as empresas do grupo, mas também atua junto a clientes externos como Bella Paulista, ESPM e Pizza Hut, entre outros.

SEGUNDA PARADA
Reconhecida como uma das três melhores escolas para se estudar design gráfico no mundo, o SENAI Theobaldo de Nigris foi a segunda parada da turma nessa primeira saída cultural. Com uma série de equipamentos e maquinários, dos mais modernos, a escola é o lugar recomendado pelos especialistas da área para quem tem interesse em se aprofundar profissionalmente nos estudos.

Recebidos pelo professor Wilson Albino, o grupo fez um tour de pouco mais de uma hora e meia pela unidade, em que fizeram um contraponto à primeira parte da visita. Enquanto o Estadão é equipado e estruturado para a atuação profissional, o ambiente do SENAI tem como característica ser essencialmente um espaço formativo.

EXPLICANDO AS SAÍDAS
A partir de uma seleção feita pelo próprio grupo ao longo do Módulo 3, considerando aspectos como relevância e impacto, as turmas da EComCom 2015 começam agora a fazer visitas nos veículos e empresas de comunicação que eles próprios sinalizaram como inspiradores. Depois da Criação Gráfica será a vez do Jornalismo e Escrita Criativa fazer a sua saída cultural temática. A série de visitas acaba com a entrega do presente da Oficina de Vídeo e Fotografia. Apesar das visitas serem por linguagem, todas os jovens participam das visitas.

Nós, Escola de Notícias, queremos agradecer imensamente ao Vitor Massao, Tatiana Borges, Vivian de Oliveira, Luciana Garbin, Feitosa e Wilson Albino pelas pontes e o cuidado com o qual nos receberam no Estadão e no Senai.