À convite da Ação Comunitária do Brasil, o Escola de Notícias faz um trabalho de formação em Educomunicação com jovens conectados à organizações sociais de toda a cidade de SP.

Eles vêm de todos os cantos da cidade. Quinzenalmente se encontram na sede da Ação Comunitária, no Campo Limpo, para estudar sobre comunicação em suas várias vertentes e linguagens; da teoria à prática. E bota prática nisso. Jornalismo televiso, de revista, jornal, nada escapa dos olhares atentos dessa turma.

Desde junho de 2012, o Escola de Notícias realiza uma capacitação com um grupo de jovens a partir de 17 anos de idade, alunos de organizações sociais parceiras da Ação Comunitária espalhadas por toda a cidade de São Paulo. No projeto, batizado de Núcleo de Comunicação Ação Multi Jovem, os participantes realizam uma série de vivências, além de muito estudo teórico sobre o processo comunicativo, a fim de serem formados para fazerem a co-gestão da Revista Jovem F5, produzido semestralmente por adolescentes de 14 ONGs diferentes, a partir de suas vivências diárias em sala de aula.

Um dos objetivos do trabalho com o Núcleo de Comunicação AMJ é, justamente, desenhar e efetivar estratégias para que a revista fique, cada vez mais, com a identidade dos jovens alunos. Nesse processo, o Núcleo AMJ funciona como um Conselho Editorial da revista.

Em meados de abril, os jovens integrantes do Núcleo de Comunicação deram um importante passo para a construção dessas estratégias de colaboração. Durante toda a tarde, eles e elas deram uma formação, a primeira ação prática do grupo, para 15 educadores representes de organizações sociais que produzem conteúdo para a revista. A experiência foi muito boa, e agora o grupo se prepara para realizar fóruns de comunicação dentro das organizações, junto aos jovens do Programa de Preparação para o Trabalho – PPT. São jovens compartilhando conhecimento com outros jovens.

Clique aqui para ver um fanzine produzido pelo AMJ.

Essa notícia tem relação com a Empresa Social do Escola de Notícias, responsável mobilizar recursos que contribuam para a sustentabilidade financeira da ideia por meio da venda de produtos e serviços em Assessoria em Comunicação, Formação de Público e Geração de Conteúdo. Saiba mais clicando aqui.

amj