Nova turma da Escola de Comunicação Comunitária recebe as boas-vindas

No último sábado (07/03), os 30 meninos e meninas que passaram pelo processo inclusivo foram recebidos no Espaço Cultural CITA (Cantinho de Integração de Todas as Artes). O encontro começou com as boas vindas das turmas de 2013 e 2014 que prepararam um banquete de café-da-manhã para a nova turma.

“A acolhida foi inspiradora, foi o abraço de seja bem-vindo dado fisicamente por todos que estejam presentes ou não”, afirma Camila Vaz, coordenadora técnica e educadora de Fotografia e Vídeo da EComEcom. “Nos anos anteriores sempre houve um desejo de aproximarmos de alguma maneira as turmas e acredito que conseguimos concretizar um primeiro passo nesse sábado”, conclui.

Após os comes e bebes, a nova turma teve a oportunidade de ouvirem dos jovens ex-participantes sobre a experiência de trilhar a jornada de aprendizagem da EComCom. Em uma dinâmica chamada “Open Space”, as turmas se misturaram e se dividiram em diversos grupos para conversarem. Depois do bate-papo, a nova turma se despediu dos veteranos e a equipe da Escola de Notícias se apresentou.

Quase todos apresentados, os jovens foram convidados a irem até a Praça do Campo Limpo se encontrarem com três figuras. Gero, Mudinho e Florzinha, personagens do espetáculo Mephisto Injustiçado, do Bando Trapos, levou toda a galera para um passeio no Espaço Cultural CITA. Mostrando cada cantinho do espaço, eles contaram a história de sua ocupação, suas atividades e sobre alguns coletivos que o utilizam.

HER_3841

Ganhando familiaridade com o ambiente do CITA, o grupo recebeu a proposta de participar de uma “caça ao presente”. Cardenetas embrulhadas em papéis coloridos estavam escondidos em diversos cantos e cada um tinha que encontrar o seu. A ideia é que durante a jornada eles possam anotar e expressar o que tiverem vontade neste caderninho.

“A ideia é que a conexão seja trabalhada na jornada e que fortaleça mais ainda a relação entre eles, com eles, para eles”, explica Camila. Assim, o grupo tomou sua primeira decisão junto. Escolheram o dia da Oficina Transversal. Toda quarta-feira, às 16h, o encontro está marcado com o educador Tony Marlon. A jornada começou!