Turma da Escola Comunitária de Comunicação produz a última Sessão Comunitária

No sábado à tarde, 28/11, as meninas e os meninos integrantes da turma de 2015 da Escola Comunitária de Comunicação (EComCom) convidaram todos os presentes a vivenciarem um pouco o que cada um deles viveu em cada módulo. O Espaço Nathalia Rosemburg, que fica próximo à Praça do Campo Limpo, acolheu pela terceira e última vez o encontro que é realizado ao final de cada módulo e que, desta vez, foi integralmente produzido pelas turmas das oficinas de Criação Gráfica, Jornalismo & Escrita Criativa e Fotografia & Vídeo. Todos os presentes – amigos e familiares – se dividiram em três grupos para que pudessem participar simultaneamente de oficinas que os próprios jovens iriam dar. Todos passaram por três oficinas.

Qual seu super poder? Que nome daria à sua rua? Como é a escola dos teus sonhos? Estas foram algumas perguntas que quem foi ao encontro foi convidado a responder, todas inspiradas no conteúdo que a turma aprendeu neste ano.

Que super herói é você?
Em uma das salas, enfeitada com luzes, tatames para sentar no chão, sulfites, lápis e canetinhas coloridas, a galera de Jornalismo & Escrita Criativa lembrou como foi o Módulo #1, sobre “Eu, minha família”, convidando a cada um a desenhar a si mesmo como um super-herói e depois a se olhar no espelho e a enxergar seus superpoderes. Tudo isto enquanto explicavam a jornada do herói usando a história do “Harry Potter”.

Quem pôs o nome nesta rua?
Enquanto isto, em outra sala, o convite era de relembrar o Módulo #2, “Nosso Bairro”, inventando nomes que cada um gostaria de dar para a rua em que mora. Depois, usando este mesmo nome, era para pixar em um muro de papel uma frase inspiradora. A Daniele Araújo, da turma de Criação Gráfica, antes contou que descobriu a diferente entre técnica e sentimento e que registrá-lo em um muro era permitir que outras pessoas o enxergasse e o sentisse também.

Com que escola você sonha?
Em uma terceira sala, todos tiveram que vendar os olhos e ouvir como seria a escola dos sonhos da turma de Fotografia & Vídeo para recordar o Módulo #3, sobre escola. “Todos sentados em roda”, disseram em um trecho. Depois disto, todos puderam escrever em um sulfite e pendurar em varal como seria a sua, o que não poderia faltar nela.

Celebrando e relembrando
A última Sessão Comunitária da temporada de 2015 ganhou o título “Nossa Jornada”. A ideia foi mostrar como foi esta experiência dentro da Escola Comunitária de Comunicação. Em roda, após levarem todos a vivenciá-la um pouco, alguns meninos e meninas contaram a todos o que mais lhes marcaram, como se sentiam com o fim e o que levariam para as suas vidas a partir de agora. Bluno Souza, da turma de Jornalismo & Escrita Criativa já havia dito que esperava que todos sentissem um pouquinho toda a “carga emocional que a gente viveu desde março”.

Após dividirem suas experiências, cada convidado ganhou um presente, um agradecimento escrito com letra de mão, coisa difícil em época de computadores, e um adesivo com o QRCode que leva ao site Vivensinando, que a turma de Jornalismo & Escrita Criativa fez e que é onde estão todos os produtos feitos por cada oficina, em toda esta temporada. Depois, rolou comidinhas, bebes e abraços de celebração.

É o fim. Mas ainda não é o fim. E a gente vai contar como vai terminar tudo mesmo assim que terminar. 😉

Veja fotos: