Escola de Notícias promove formação com gestores e alunos de 39 escolas públicas em São Bernardo; Iniciativa foi da RedeEscolaí, programa da Fundação Otacílio Coser.

Qual é papel da educomunicação no processo de resgatar o que existe de mais vivo e positivo dentro das escolas públicas do estado de São Paulo? Essa foi uma das perguntas que nortearam o encontro da sexta-feira, 23, na sede da Secretaria Municipal de Educação de São Bernardo do Campo, com cerca de 60 professores e alunos. Eles fazem parte do programa Redescolaí, uma iniciativa da Fundação Otacílio Coser com apoio da Coimexpar.

 A Rede Escolaí  é um dos programas da FOCO, Fundação Otacílio Coser, que propõe a integração escola-família-comunidade desenvolvido em escolas públicas no Espírito Santo e em São Paulo.  Com a estratégia da Gincana da Comunidade Educativa, a FOCO promove a participação voluntária de todos no processo educativo:  gestores da rede pública de ensino, professores, funcionários, diretores, coordenadores, alunos, familiares, voluntários da comunidade e instituições do entorno.

O Escola de Notícias levou aos educadores conceitos e técnicas com foco em diversas linguagens da comunicação, priorizando a vivência como elemento educativo. Por isso, nos dois períodos, facilitados por Tony Marlon e Karol Coelho, com produção de Bianca Soares, o grupo de educadores puderam não apenas se inspirar com boas práticas de registro em vídeo, fotografia e texto, mas também entender técnicas de escrita e produção audiovisual. Tudo sempre com muita leveza e de uma forma prazerosa. Afinal de contas, aprender sem sorrir não é sustentável.

Ao final, o Escola de Notícias presentou os gestores e alunos com um kit especial com algumas lembrancinhas sobre o nosso trabalho, mais um DVD com vários programas, textos e ferramentas que ajudem os educadores dentro da Gincana da Comunidade Educativa. Queremos muito agradecer a FOCO pela confiança em nosso trabalho. Ao contratar o Escola de Notícias, vocês estão impactando diretamente 30 jovens que recebem gratuitamente formação dentro da Escola de Comunicação Comunitária, no Campo Limpo.