Escola de Notícias viajou até o interior do Maranhão para facilitar encontro sobre Comunicação e Mobilização Comunitária; adolescentes já produzem conteúdo em suas comunidades.

Entre os dias 18 e 21, Karol Coelho e Petterson André, educador da Escola de Comunicação Comunitária em 2014, estiveram na acolhedora Codó, no interior do Maranhão, facilitando uma série de encontros com uma galera de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Ceará e Minas Gerais.

Esses meninos e meninas fazem parte de projeto apoiado pela Fundação Telefônica Vivo que estimula o uso da educomunicação como estratégia para conscientizar e mobilizar comunidades sobre o trabalho infantil.

Foram dois encontros de formação, em que Petterson e Karol entregaram conteúdos em linguagens diversas: vídeo, fotografia, além de técnicas como o Jornal Mural. Tudo isso inspirado na metodologia da Escola de Comunicação Comunitária – EComCom.

Além do intercâmbio, os adolescentes participaram ainda da inauguração de um Centro Educacional de Multimídia e também do lançamento estadual da campanha É da Nossa Conta!, realizada pela organização PLAN, em Codó.

Nós, Escola de Notícias, queremos agradecer imensamente à Fundação Telefônica Vivo pela confiança de que essa vivência seria prazerosamente agregadora a todos os participantes. E as organizações sociais Plan, Ifan, Aldeias Infantis, Childfund e Visão Mundial por todo o apoio, respeito e cuidado desde o começo dessa parceria.  E, claro, como não podia deixar de ser, a todos os adolescentes que participaram dessa brincadeira de descobrirmos, juntos, como a Comunicação Impulsiona Movimentos de Transformação em Minha Comunidade. Sem vocês nada seríamos.